quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Há Racionalidade na Fé Cristã?

Muitas pessoas evangélicas, não – evangélicas e religiosos duvidam de que seja possível provar racionalmente a existência de Deus ou sequer debate a respeito disso. Mas, muitos acreditam que esses argumento são plausíveis e alguns deles realmente fazem sentido. Essas pessoas também acreditam que um argumento racional e eficiente a favor da existência de Deus é o primeiro passo importante para abrir a mente para a possibilidade da fé, para retirar alguns dos obstáculos que as impedem de aceitar a possibilidade de revelação divinas. E estão certas.
Acreditamos que apenas alguns desses argumentos, tomados individual e separadamente, demonstram a existência de um Ser que tem atributos que apenas Deus pode possuir.nao existe argumento que prove todas os atributos divinos; entretanto, todos os argumento, formam uma defesa bastante forte.
O teísmo é uma doutrina do século XVII que admite a existência de um Deus pessoal, vivo causador do mundo e que nele atua através de sua providenia e o mantem. Sua existência poderia ser provada pela razao com a teologia natural, juntamente da revolução. A despeito disto, o teísmo admite o monoteísmo,ou seja, a crença em um só Deus,criador do céu e a terra.
Alguns escritores cristãos expressam seu desagrado quanto a abordagem da teologia natural. O motivo é que reconhecem que os argumentos não tem o peso de provas adequadas, e levantam pergunta mas profundas: quem é esse Deus? O Maximo que se consegue pelos argumentos tradicionais é provas a existência de um Poder Supremo ou Causa Primeira, um Fiador Moral, e etc. ele não é imediatamente reconhecível como o Deus da Bíblia, o objeto da fé e adoração cristã. O argumento cristologico é naturalmente menos atingido por esta objeção específica. A outra pergunta é : como Deus é conhecido? A Escritura ensina que Deus é conhecido verdadeiramente pela fé. A apologética racional supõe que Deus pode ser conhecido sem revelação especial. Esta não é porem precisamente a teoria medieval do conhecimento que os reformadores rejeitaram em nome da fé bíblica? Alem disso, como a historia mostra claramente, quando é dada à razão este grau de autonomia, mais cedo ou mais tarde ela excede os seus limites e usurpa o lugar da fé; isto por sua vez, ameaça o conceito da graça redentora e prejudica a gloria de Deus.
Qual é a posição do ser humano em relaçao ao Deus – Criador? A abordagem racional admitem uma continuidade racional admite uma continuidade entre o homem e Deus que a Bíblia nega. A abordagem obscure o fato de que a incredulidade é uma forma de inimizade contra Deus, e prejudica grandemente o incrédulo ocultando isto dele. Outrossim, se o argumento racional deixa de convencer os não cristãos, eles podem perfeitamente arraigar-se ainda mais em sua incredulidade e ficar menos abertos à apresentação seguinte do desafio moral do evangelho.
O que Bíblia ensina? De acordo com a Escritura o homem já tem percepção de Deus, mas rejeitou este testemunho. A tarefa do cristão é confrontar o não cristão com Deus que já conhece, mas não para considerar a sua pressuposição de que Deus talvez não existia. Os homens e mulheres decaídos só podem obter um verdadeiro conhecimento, mediante o Espírito Santo, em resposta ao evangelho.
A teologia cristã argumenta-se que o homem, embora decaído, permanece sendo criatura de Deus, feito à sua imagem. Deus não esta, portanto, inteiramente ausente dos pensamentos e experiências humanos. Esta experiências do mundo e suas reflexões racionais sobre ela podem então servir como um caminho valido para Deus.
Quando a Bíblia diz em Hebreus 11:1: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e aprova das coisas que se não vêem". Para se chegar a Deus, é necessario crêr que Ele existe e deseja comunicar com sua criatura, crendo Nele, é uma convicção de que podemos experimenta - lo, através do Espírito Santo e viverciando a Sua presença em nossa vidas.

Referências Bibliográficas:
Saiba por que Você crêr. A conexão entre a fé e a razão. Paul E. Litle. Editora Central Gospel.
Manual da Defesa da Fé. Peter Kreeft, Ronald K. Tacelli. Editora Central Gospel.