terça-feira, 17 de agosto de 2010

Introdução a Teologia

O que é Teologia? Teologias provem de duas raízes gregas “theos” que significa Deus e “logos”, que significa estudo, razão. Podemos então defini-la como: O estudo sobre Deus, mas prefiro a definição utilizada por Ernest Kevan que é mais elaborada e diz que é a “Ciência de Deus, segundo Ele se revelou em sua palavra.”

Se a Teologia é uma ciência, quem poderá ser o Teólogo? Todo crente em Jesus Cristo, que fala de sua palavra é um Teólogo.

A Teologia é uma ciência, que possui seu objetivo. Então, qual sua função?

1) A Teologia Serve a Missão:

Contrapor evangelização e Teologia é um empreendimento absurdo, porque quando se trata de evangelizar, surge inevitavelmente perguntas tais como: O que significa evangelho? Qual é o caráter de Deus no evangelho? De que maneira entendemos o ser humano como receptor do evangelho? O que é salvação? O que entendemos por pecado? ... E as respostas a essas perguntas e outras mais, nos põe frente a teologia.

A Teologia para evangelização é essencial se pretendermos ser porta-vozes de um evangelho fiel a Bíblia e que se mostra revelação para o homem de hoje.

2) A Teologia serve a Apologética

A tarefa dos primeiros cristãos consistiu em “apresentar defesas” da fé e da razão da esperança (1 Pedro 3:15). Os cristãos tiveram de apresentar suas defesas contra o gnosticismo, as religiões de mistérios e o paganismo.

As primeiras teologias da era sub-apostólica foram precisamente apologias e cabe citar, entre outras, as obras que originam Justino Mártir, Tertuliano e Atenágoras.

3) A Teologia Serve ao Trabalho Pastoral

A tarefa pastoral é múltipla e complexa porque abrange administração, aconselhamento, liderança, ensino e pregação. A Teologia oferece ferramentas normalmente disponíveis no âmbito do estudo formal: conhecimento bíblico básico, uso de concordâncias, perspectivas históricas acerca do desenvolvimento da Teologia no transcurso das eras e pensamentos sistemáticos.

4) A Teologia Serve à Ética

Os problemas concernentes a moral tem piorado muito nas últimas décadas. A Teologia prática derivada do estudo da Bíblia e da Teologia Sistemática dá ao cristão uma bagagem de conhecimento que lhe permitem assumir determinada posição em relação a problemas da sociedade.
Ex. Aborto, Eutanásia e Outros.


5) A Teologia Como Ciência – Conhecimento

O caráter científico da Teologia tem sido defendido por vários autores. Tomás de Aquino exigiu para a Teologia o Título de Ciência no sentido mais amplo. Para ele, o que diferencia a ciência da razão e a Teologia é:

- Ciência da Razão: Partiam da luz da razão.

- Teologia: A partir da luz da fé. Também se fala da teologia como ciência positiva, que é distinta da Teologia Escolástica, no qual se baseia em argumentos racionais e filosóficos.

- Teologia Positiva: Baseia-se em pressupostos tirados da Bíblia. Ex.: Ela se propõe a responder mediante a investigação histórica e exegética.

- Teologia Especulativa: Se propõe a aprofundar e sintetizar intelectualmente o conteúdo da revelação de Deus. A Teologia também se relaciona com a filosofia, com a sociologia e coma política.

- Teologia Bíblica: É um estudo que recupera o sentido histórico do texto bíblico, o sentido pretendido pelo autor.

- Teologia Histórica: Estuda o desenvolvimento da fé e da igreja e sua tradição teológica em diferentes períodos da história.

- Teologia Sistemática: Empenha-se em compreender as doutrinas básicas da fé cristã e demonstra como elas se relacionam entre si.

Conclusão:

A Teologia é uma disciplina viva e dinâmica, sua fonte de autoridade não muda, esforça-se por comunicar as verdades eternas ao mundo que vive em constante mudança. Karl Barth diz que “a Teologia serve a revelação, servindo à pregação”.