terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Por que eu sou arminiano

Esse é um assunto de importancia fundamental em teologia, e neste capitulo apresentaremos o que julgamos ser a verdade defendida nas Escrituras.
O agente moral é um ente que age em obediencia ou desobediencia a uma lei, regra ou padrão de conduta. Umagente moral e livre é um ente que age com telação a uma lei, obedecendo ou desobedecendo, sem ser obrigação a agir desse modo e com pleno poder de escolher o curso diametralmente oposto daquele que determinou seguir.
A doutrina do livre - arbitrio concorda com a responsabilidade do homem. Para que um agente seja responsavel por qualquer ato ou estado, é necessário que tenha o poder de cometer o ato ou produzir o estado contrario, ou seja, o homem é capaz de exercitar a virtude ou vício, e é suscetível à cessura ou ao louvor.
Os teologos defensores do livre - arbítrio, são chamados de arminianos por causa do teologo holandês Jacó Armínio (1560 - 1609), apresentam uma teoria sobre a liberdade que julguamos mais em harmonia com a razão e o bom senso.
Somos livres para fazer escolhas, seja para o bem ou mal, e não somos obrigados a faze-lo por uma necessidade tão absoluta quanto à lei da gravidade é uma conclusão de nosso sentimento intimo.
A convicção de liberdade é tão profunda e universalmente araigada à inteligência humana que esforço algum poderá arrancá - la.
Se examinarmos qualquer período em qualquer lugar da história do mundo, acharemos entre todas as nações e línguas vocábulos, termos e frases designando o poder que todos possuem para determinar ou para serem os autores das próprias ações.
A doutrina do livre - arbítrio é confirmada pela Bíblia.
Quando Deus deu a Adão e Eva, uma lei de obediência, uma lei moral para guarda, e junto com essa lei uma pena rigorosa em caso de transgressão. Ora, a lei moral, exigindo o bem e proibindo o mal, só é aplicável a seres capazes de fazer tanto o bem quanto o mal.
A Bíblia em toda parte dirigem - se ao homem e a mulher como alguem capaz de escolher e como responsavel pelo exercício de sua vontade. E, Deuteronônmio 30:19: "Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunha contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente".
Livro de Josue conclama: "Escolhei hoje a quem sirvais" (Josue 24:15).
"Escolher " quer dizer "determinar" ou fixa "fixar a vontade". O Salvador queixou - se dos judeus, dizendo: "Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! (Mateus 23:37; João 5:40).
Visto, pois, que todos estão habilitados pela graça predisponente à fé e à invocação de Deus, podemos dizer: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai - o enquanto está perto" (Isaias 55:6).
Com a salvação na cruz do Calvario em Jesus feita pelos pecados de todo o mundo e a graça predisponente dada a todos os homens, aqueles que se perder não poderá acusar a Deus, pois Ele deseja que todos se salvem. (1 Timoteo 2:4).