segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Não Julgueis!

Para o que Jesus queria a atenção de Seus discípulos quando disse a eles para não julguem (Mateus 7:1)? Será que Jesus queria que eles fizessem vista grossa para os erros e a maldade? Será que Ele queria que os patrões pensassem duas vezes antes de criticar o trabalho dos funcionários, ou os novos editores ou críticos da arte amenizassem suas criticas? E os jurados? Será que eles deveriam para e julgar? Ou as pessoas deveriam ir ainda mais longe e não criticar mais ninguém, já que ninguém é perfeito?
Não, tudo isso não passa de um entendimento errado do que Cristo quis ensinar. Ele não estava dizendo que devemos aceitar as coisas como são, mas que devemos usar de compaixão com as pessoas. Já que todos nós somos pecadores, tudo o que temos a fazer é parar de nos preocupar com as falhas dos outros e começar a prestar atenção às nossas próprias falhas (Mateus 7:3 - 5). As palavras de Jesus aqui se aplicam ao que Ele disse antes sobre a hipocrisia (Mateus 6:1 - 18). Jesus disse que não devemos acusar nem desprezar ninguém, ao mesmo tempo em que, por outro lado, exaltamos - nos e ficamos arrumando desculpas.
Há espaço, então, para julgar as pessoas? Sim, mas somente à maneira de Jesus: com empatia e justiça (Mateus 7:12), e com a intenção de perdoar totalmente (Mateus 6:12,14). Quando tivermos de corrigir alguém, devemos agir como um bom médico, cujo objetivo é curar o paciente, não ataca-lo como a um inimigo.
Medite sobre isto, e Deus abençoe a sua vida.