quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Igreja é um negócio?

Há muitas razões pelas quais as pessoas almejam um cargo de autoridade na igreja. Alguns fazem isso porque já possuem essa autoridade em seu trabalho secular, e, por isso acham que devem tê - la na igreja também. Outros fazem isso justamente pelo contrário: já que não ocupam um cargo de liderança em seu trabalho, eles procuram tê - los na igreja.
O apostolo Pedro, lembra aos presbíteros (1 Pedro 5:2 - 4) que a presença ou ausência de autoridade, ou sucesso na carreira, não tem muita influência no cargo que eles ocupam na igreja. E isso pode até chocar alguns membros ou líderes de igrejas que adotaram um modelo secular de administração em suas igrejas. Com toda certeza, no que refere à administração e finanças, a igreja tem muito a aprender com as eficientes políticas de gerenciamento do mercado. Só que a igreja não não é negócio, e as filosofias e práticas deste segmento precisam ser cuidadosamente avaliada à luz das Escrituras antes de serem colocadas em prática.
Infelizmente, isto tem ocorrido na igreja de Cristo (me refiro as igrejas evangélicas, independente de denominação).

Primeiro exemplo:
pessoas que serviram quartel (Exercito, Marinha, Aeronáutica, Bombeiro e Policia Militar), quer colocar os códigos, disciplinas e outras coisas nos membros da igreja. Isto é uma falta de sabedoria, porque a igreja do Senhor Jesus, já tem o seu estatutos e leis, no sentido espiritual é a Bíblia, regra de fé e prática, e o estatuto interno ele tem porque ela é uma instituição religiosa e não uma instituição que pertence as forças armadas como Exercito, Marinha, Aeronáutica, Bombeiro e Policia Militar.

Segundo exemplo:
Uma pessoa bem sucessiva na área profissional, não significa um forte candidato à um cargo da igreja, para exercer um cargo eclesiatico, tem que ser chamado por Deus e aprovado pela igreja local. Porque a igreja pertence a Jesus Cristo, e não a homens. E para realizarmos a obra de Deus, precisamos da capacitação do Espírito Santo, isto não significa a anulação da capacidade humana, pois a Bíblia cita pessoas cheios do Espírito Santo que tinham capacidade humana como Paulo, Moisés, Isaías e outros.

Espero que este comentário venha enriquecer você espiritualmente.
Deus o abençoe.