domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dança na igreja. É certo ou Errado?

O QUE É A DANÇA?

Sequência de movimento corporais executados de maneira ritmada, em geral ao som de musica.

A dança na Bíblia:

 Êxodo 15.20-21: Então, Miriã,a profetisa,a irmã de Arão,tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. E Miriam lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque sumamente se exaltou e lançou no mar o cavalo com seu cavaleiro.

 1Samuel 18.6: Sucedeu,porém,que,vindo eles,quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul,cantando em danças, com adufes,com alegria e com instrumentos de música.

 2Samuel 6.14-15: E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho. Assim subindo,levavam Davi e todo o Israel a arca do Senhor,com júbilo e som de trombetas...

 Salmos 150.1-4 – ARA: Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder.Louvai-o pelos seus poderosos feitos ; louvai-o consoante a sua grandeza.Louvai-o ao som da trombeta;louvai-o com saltério e com a harpa.Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com cordas e com flautas.

 Jeremias 31.4: Ainda te edificarei,e serás edificada,ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus adufes e sairás com o coro dos que dançam.

As razões pelas quais devemos louvar:
1) Porque somos ordenados a fazê-lo. (Sl 150:1)
2) Porque Deus habita no meio dos louvores. (Sl 22:3)
3) Há poder no louvor (Sl 149:6).
4) Porque é bom louvar a Deus (Sl 92:1; Sl 135:3)
5) Porque fomos criados para isso (I Pe 2:9; Is 43:21)
6) Acima de tudo, porque ELE É DIGNO E MERECEDOR! (Sl 48:1; Ap 4:11)

Nós louvamos a Deus quando nos achegamos a Ele. Quando Ele se achega a nós, então nossa única reação é adorar! Louvor é o que fazemos para que Ele venha! Adoração é o que fazemos quando Ele se manifesta!

Louvor nos traz à presença de Deus! Adoração responde à presença de Deus! Portanto, abra sua boca aí mesmo onde você está! Que os altos louvores do Senhor sejam ouvidos em sua vida!

Apesar de ser algo novo sobre este tema, muitos encara como modismo ou inovação. Se a dança é algo ruim ou pecado no pensamento cristã, então Deus errou em colocar este talento na vida do ser humano, segundo uma pesquisa, a dança juntamente com poesia música, faz parte de uma categoria da inteligecia humana. Ora pois, se a dança é um talento dado por Deus, como pode alguns de nossos irmãos em Cristo, afirmam que Deus criou tudo e todos, dizer que a dança não feito Deus para ser utilizado para o Seu Reino, e quem na igreja utiliza esta perdendo tempo ou esta fazendo uma palhaçada na igreja. Então Davi e outras pessoas que dançaram, estavam fazendo palhaçada diante de Deus. Tenha santa paciência.
Eu não tenho este costume, porém na Bíblia não encontro erro sobre este assunto, vejo sim apoia - lo.
Algumas podem perguntar: "mas no Novo Testamento, não encontramos base para dança na igreja?" A resposta é simples: a dança esta inserida na cultura de Israel, logo, o surgimento da Igreja Primitiva foi em Israel, então a dança fazia parte da adoração dos nossos irmãos da Igreja Primitiva.
Se você não estar acostumado com isto, respeitarei o seu modo, mas, saiba respeitar os nossos irmãos que utilizam a dança na igreja, para louvor e glória de Deus.

Quarenta anos

Otoniel, Débora, Baraque e Gideão foram juízes de Israel por 40 anos, cada um; Eúde duas vezes 40. Naquele época Israel era governado por magistrados. Mais adiante, Eli tambem julgou por 40 anos. posteriormente, iniciou - se o período dos reis, tendo sido Saul o primeiro, seguido de Davi e Salomão. Cada um reinou por 40 anos.
Notem - se as vezes em que o número 40 ocorre em toda a Bíblia: no dilúvio choveu 40 dias; Moisés fugiu aos 40 anos e esteve em Midiã 40 anos; no monte 40 dias; o povo de Israel peregrinou 40 anos no deserto; os espias estiveram 40 dias em Canaã; um prazo de 40 dias foi dado à cidade de Nínive; Jesus 40 dias e ainda permaneceu na Terra 40 dias após ressurgir.

Fonte: Manual Bíblico
Autor: H. Halley

O proposito da mensagem: o numero 40 geralmente esta ligado ao deserto, que simboliza tribulação ou provação, baseado em Israel no deserto e na tentação de Jesus no deserto.
Israel no deserto: Israel andou 40 anos no deserto, porque não deu crédito à Deus e a seu poder, por isso, como consequencia da sua incredulidade, Deus fez que anda -se 40 anos rodeando no deserto. Representa que, quando não cremos na palavra de Deus e na sua providencia, e murmurando a Deus, ou seja, dizendo que Deus não é suficiente, ficaremos redeando e perecendo nos problemas, e não alcançando as Suas promessas, que Deus tem rezevado a nós.
A tentação de Jesus: na caminhada cristã, atravesamos momentos dificeis, e nesta ocasião, Satanas ataca para nos vencer, o Senhor Jesus dá para nós a receita como vencer os nossos deserto, ou as tentações. Que são:
. Jejum e palavra de Deus.
Vamos utilizar estas armas para atravessar o deserto, vencer as tentações, crer no poder Deus e alcançar as promessas, que Ele tem para nós.
A Deus seja a honra e a glória.