segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

As Parábolas da Bíblia

Em todo o âmbio literário não há livro mais rico em material alegórico e em parabolas do que a Bíblia. Onde, por exemplo, podemos encontrar parabolas, emblemas ou figuras de linguagem comparativas aquelas que os grandes profetas da antiguidade - dentre os quais Jesus, o maior de todos eles - empregavam quando discursavam aos de sua época? Sabendo do poder e do fascínio da linguangem pictorica, usavam esse recurso para aumentar o efeito de seu ministerio oral.
Embora o uso das parabolas tenha sido caracteristica ímpar do ensino popular de Jesus, visto que "Sem parabolas não lhes falava", não foi Cristo o criador desse recurso didatico. As parabolas são utilizadas desde a antiguidade. Embora Jesus tenha contribuido para escritos sagrados com parabolas inigualaveis e tenha elevado esse metodo de ensino ao mais alto grau, era sabedor da existencia milenar desse metodo de apresentar a verdade. Na época e na região em que Jesus apareceu, as parabolas eram, como as fabulas, um metodo popular de instrução, e isso entre todos os povos orientais.
A antiguidade desse metodo disseminado de linguagem se confirma pelo fato de figurar no Antigo Testamento em larga medida e sob diferentes formas.
As parabolas da Bíblia, tem uma riqueza espirituais e lições que podemos aprender e colocar em pratica os seus ensinamentos.