segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O DESAFIO DA INTERPRETAÇÃO

FICHAMENTO CRÍTICO
LIVRO: INTERPRETANDO O SAGRADO
AUTOR: WILLIAM E. PADEN
CAPÍTULO: 2 (O DESAFIO: INTERPRETAÇÕES DA RELIGIÃO)

A função da religião durante a historia da humanidade é leva o ser humano a realidade do mundo espiritual e reconhecer existe um Ser Superior, que no qual deve ser adorado e venerado e este mesmo Ser peencjer o vazio que esta no coração do ser humano. Mas a religião tem o seu lado negativo, muitos tem usado a religião para obter autoridade e poder para poder dominar asa pessoas sob pressão, utilizando ate mesmo da política. Exemplo distos é da Iquisição, as Cruzadas, tudo isto foram realizados usando o nome de Deus, sendo utilizado o sistema religioso para os seus interessese.
Por isso, tem se levantado grupo ou pessoa que são formadores de opnião, que cuja função é de criticar e mostrar que a religião é um sistema de mentira para iludir as pessoas que não tem uma formação cultural.
Por mais que seja a verdade, não podemos negar a existência do mundo espiritual, e negar que não existe um Deus Criador de tudo, que um dia iremos dar conta de tudo diante Dele.
“O racionalismo é o critério caracteritico da era dad ciência, ou ‘ Era do Iluminismo’,...”

O autor nos mostra que o termo Iluminismo é utilizado sobretudo em referencia as tendências filosóficas entre as intelectuais ocidentais dos séculos XVII e XVIII. Os pensadores do Iluminismo, incluse os racionalista, rejeitaram as autoridade externas como fonte de conhecimento; em vez disso, eleveram a razão humana como o melhor meio de chegar a um entendimento do mundo. Em decorrência disso, a era do Iluminismo trouxe consigo uma suspeita sobre as afirmações de autoridade da Bíblia, da igreja, do credos, e de qualquer dogma religioso. Para os racionalistas, as crenças sobrenaturais são ultrapassadas, e ao mesmo tempo é um pensamento primitivo.

“... para Max, a religião é uma força de compulsão social, repressão e opressão.”

O escritor aponta no sentido negativo que Kal Max olhava para a religião. Para Max, a religião exercia uma força de pressão, forma a opnião nas pessoas, e ao mesmo tempo aterroriza as pessoas de um Deus riado, que não pode ser questionado.
Sendo questionado, igreja colocaria perssão sob as pessoas, se colocando como a verdade absoluta.
O grande desafio da igreja é não apenas defender a sua fé, e sim mostrar a sua fé em pratica, os criticos sempre apontarão os defeitos dos cristãos, mas, para isto, termos que estar preparados para enfretar e combate-los, monstrando que apesar de o cristianismo cometer erros gravissimos durante a sua historia, não podemos negar quanto beneficio e ajuda que trouxe a milhares de pessoas durante seculos, porque quem faz esta transformação na vida do homem, não um sistema religioso, e sim a mensagem do Senhor Jesus que transforma e liberta o homem do pecado e do juizo eterno.
Joao 8:32; 14:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário