segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia da Reforma Protestante

"Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, Reforma protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco solas.

As cinco são: somente pela Bíblia; somente por Jesus Cristo; somente pela graça; somente pela fé; somente para glória de Deus.

Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, e estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria.

O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o Protestantismo".

Como observa C. S. Lewis, "a redescoberta da Bíblia envolvia necessariamente a redescoberta da pregação".
Consequentemente, "a Reforma ocasionou o renascimento da pregação".

Na teologia reformada, a pregação é considerada o principal meio de graça, a tarefa primordial da igreja e do pregador, o principal elemento do culto publico, marca essencial da verdadeira igreja e meio pelo qual o reino de Deus é aberto ou fechado aos pecadores.
Em virtude dessa elevada concepção quanto à sua natureza, a teologia reformada atribui grande importância à pregação.

Bibliografia:
Wikipédia
Introdução à pregação Reformada - Editora Knox - Autor: Paulo Anglada


Um comentário: