segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O Crente e a Universidade

Vivemos em um mundo moderno, onde acompanhamos e ao mesmo tempo fazemos parte das constantes mudanças que acontecem constantemente.
É fato inegável que vivemos uma constante evolução em todos os aspectos que se possa imaginar, e as evidências são que, caminhamos cada vez mais para um mundo mais moderno.
A Idade Moderna trouxe consigo inúmeras inovações, sobretudo, no campo do conhecimento, oportunidade em que se deu início a um novo modo de pensar e refletir, sobre verdades e costumes já estabelecidos.
E a partir de então, o mundo tem passado e passa por transformações de maneira tão rápida, que somente pessoas com mentes aguçadas, podem perceber a rapidez com que essas mudanças ocorrem.
Até não muito tempo atrás, eram contadas as pessoas com uma formação acadêmica, ou seja, com com um curso superior; entretanto atualmente com as facilidades, e as melhorias no campo econômico, é visível o fato de que muitas pessoas estão tendo acesso a uma faculdade de ensino, e obtendo assim um diploma, que outrora, poucas eram as pessoas que tinham tamanho privilégio.
Um crente ou mesmo um pastor formado, era algo muito difícil; era comum as pessoas tacharem os crentes, e inclusive os pastores de analfabetos. Mas no entanto a Igreja cresceu e se desenvolveu com a pregação desses pastores e irmãos, que muitas vezes não tendo conhecimento secular, mas sob o poder do Espírito Santo de Deus, pregavam e faziam a Obra de Deus com ousadia, e o Senhor sendo com eles, a Obra crescia, e como cresceu, e o Nome do Senhor era Glorificado e a Igreja edificada; os sinais eram visíveis do Poder de Deus na vida da Igreja.
A Igreja através de seus membros, não podendo fugir da modernização, que por sua vez, também passou a integrar a mesma pessoas dos mais variados níveis culturais, tem sentido a necessidade que se invista na educação e formação de seus membros, não devendo nós nos limitar à simplesmente a leitura da Bíblia Sagrada, como fonte de conhecimento, ainda que este seja o suficiente para a Salvação Eterna, mas precisamos acompanhar em partes o processo evolutivo, pelo qual o mundo passa.
E assim sendo muitos são os irmãos, que independente de exercerem alguma função no ministério da Igreja, estão buscando uma formação acadêmica. Mas será que todos os irmãos estão preparados para se defrontarem com o conhecimento secular numa Universidade, e permanecerem com a sua fé inabalável?É fato comprovado que muitos crentes, pós adentrarem numa Universidade, esfriam na fé, alguns outros ficam confuso, já não crêem na Bíblia Sagrada, como sendo a Palavra de Deus, e outros se desviam por completo, negando a fé e as vezes até chegam ao ponto de passarem a blasfemar da Palavra.
Mas porque isso acontece?Será a Universidade um meio impróprio para o cristão? Será o conhecimento algo mau para o crente? Ou será que muitos crentes que esfriam na fé e se desviam, é porque não estavam realmente firmados em Deus e na sua Palavra?Não deixe de ler o próximo artigo, pois daremos continuidade a este assunto.

Pr. Walfredo Soares de Lima é líder da Assembléia de Deus em Itaú/RN e licenciado em Filosofia pela UERN.


O meu comentário:
Muitas vezes a fé cristã não é considerada seriamente, sendo encarada como apenas religião que afirma ser verdadeira,mas cujas afirmações não podem ser comprovadas. Associa-se a fé com a superstição. Entretanto, o oposto é verdadeiro. A própria Bíblia enfatiza a importância da base racional do Evangelho. Jesus ordenou a Seus discípulos: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento" (Mateus 22:37).
O homem por inteiro está envolvido na conversão: a mente, as emoções e a vontade. A fé nunca desfaz da razão, podemos dizer que elas são amigas.
Apologética oferece este serviço a nós, mas é lamentável que muitos não dão valor a apologética, acredito eu que se desse a importância ao serviço da apologética a igreja do Senhor Jesus, creio eu, que quando o crente entra-se em uma universidade, estaria preparado para enfrentar as criticas e iria saber responder e defender a sua fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário