sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PRIMEIRA EPISTOLA AOS CORINTIOS

A igreja de Corinto era uma congregação com sérios problemas. Influencia pela imoralidade sexual, dividida por facções que se arrastavam ao tribunal e mutilada por usar mal os dons espirituais, ela precisava de uma cirurgia espiritual radical. Embora, fossem verdadeiros cristãos, os coríntios tinham de crescer. Entretanto, eles já haviam deixado de seguir os costumes imorais, egoístas e contenciosos de seus vizinhos pagão em Corinto, a cidade notoriamente imoral daquela época. É possível perceber a decepção de um pai ressentido nas palavras serias de Paulo aos Coríntios. Contudo o apostolo, como um cirurgião, diagnosticou o problema e concentrou seus esforços diretamente na fonte: orgulho e falta do verdadeiro amor na igreja.
Corinto foi uma cidade importante na Grécia antiga. Geograficamente, foi um centro ideal para o comercio entre Itália e a Ásia. Com o fluxo de negócios, Corinto recebia viajantes do Oriente e Ocidente, criando toda uma diversidade étnica entre os habitantes da cidade. Embora tivesse sido saqueada pelos romanos em 146 a. C., Corinto foi reconstruída por Julio Cesar, em 46 a. C. o controle de Corinto permitia aos romanos dominar o comercio entre Oriente e Ocidente, como também os jogos ístmicos (1 Coríntios 9: 24 – 27), que eram superados em termos de importância somente pelos famosos fogos olímpicos.

1. Autoria

A autoria de Coríntios não está em contestação antiga, em favor desta carta, é mais forte do que para qualquer outro livro do Novo Testamento. Clemente de Roma (por volta de 96 d. C.) escreveu a Corinto, citando as admoestações de Paulo desta carta. Inácio (que faleceu por volta de 117 d.C.) e Justino Mártir (que faleceu por volta de 165 d.C.) conheciam bem as palavras de Paulo encontradas nesta carta. Ela foi incluída no cânon de Marcião, e o fragmento Meratoriano tem na como a primeira das cartas de Paulo. Esta carta ocupa o lugar mas seguro entre todas as cartas atribuídas a Paulo.

2. Ocasião

Com todas as interrogações e problemas que haviam teria sido melhor, naturalmente, ir ate Corinto, mas Paulo sentiu que não podia deixar Efeso no momento (16: 8,9). O melhor que ele pode fazer, naquelas circunstancias, foi escrever e enviar um emissário pessoal, Timóteo (4:14 – 21), que chegaria a Corinto depois desta carta (16:10). Com resultado, os crentes de todas as épocas tem esta notável carta. Nenhuma cartas de Paulo responde a tantas questões praticas ou apresenta tão vigorosamente as implicações étnicas colocadas sobe a vida cristã em uma sociedade pagã imoral.

3. Data

Deve – se inferir, de 2 Coríntios 8:10 e 9:2 (em conjunção com 1 Coríntios 16:1) que a 1 Coríntios canônica foi escrita cerca de um ano antes de 2 Coríntios. Sabe – se, de Atos 19:10, que Paulo esteve em Efeso dois anos, pregando na “Escola de Tirano”; mas, o “ficou em Efeso por algum tempo. No discurso de despedida aos anciãos efésios (Atos 20:18 – 35), Paulo afirma que trabalhou entre eles “pelo espaço de três anos” (Atos 20:31). Se Paulo chegou a Efeso em 52 d. C. (conforme anteriormente sugerido), os três anos ali duraram ate 55 d.C. de Atos 20:16, fica – se sabendo que Paulo estava em Corinto antes ter escrito. 2 Coríntios no outono de 55d.C., para dar tempo de passar os três meses em Corinto (Atos 20:3), antes de partir para Jerusalém. A escrita de 1 Coríntios teria sido feita, então, durante o fim do inverno de 54 – 55 d.C. ou inicio da promeira de 55 d.C. (antes do Pentecostes de 1 Coríntios 16:8).

4. Propósito

Ao escrever 1 Coríntio, Paulo tinha dois objetivos básicos: (1) repreender os cristãos Coríntios pelos pecados flagrantes que a igreja estava permitindo (1 – 6); e (2) responder às perguntas a respeito da vida e da doutrina cristãs. A casa de Cloe (1:11) e Estefanas, Fortunato e Acaio (16:17) informaram – no a respeito dos pecados. Em sua visita à cidade, saindo de Efeso, teve informações de primeira Mao a respeito da divisão e das disputas na igreja. Nenhuma carta do Novo Testamento fida com tanta energia co os problemas da igreja local, e talvez nenhuma outra seja mais negligenciada hoje.
Paulo escreveu esta primeira epistola aos Coríntios para responder às duas cartas e dar mais algumas instruções. Ele instruiu sobre a decência nos cultos de adoração (11: 2 – 16), a seriedade da ceia do Senhor (1 Coríntios 11:17 – 34) e o lugar que ocupam os dons espirituais. Embora em Coríntios tivessem muitos dons, por causa de sua imaturidade e orgulho, eles faziam mau uso de suas habilidades. Assim, Paulo lembrou aos Coríntios que os dons vêm de Deus (12:11) e devem unir e edificar a Igreja (1 Coríntio 12:24, 25; 14: 1 -4).

5. Estrutura e Conteúdo

Depois da saudação normal paulina e o dar graças pela igreja em Corinto (1:19), Paulo escreve acerca das divisões na igreja (1:10 – 4:21). Esta informação havia sido da por membros da família de Cloé (1:11).
Paulo demonstra que o “espírito de partidos” dentro da comunidade cristã é incompatível com o espírito de amor (1:12 – 16), não esta de acordo com os princípios básicos do evangelho (1:17 – 3:4), tampouco esta baseado no propósito de Deus de prover ministros para a igreja (3: 5 – 4:21).
O material de 5:1 – 6:20 aparentemente fora mencionado na “carta anterior”, mas havia sido compreendido erroneamente. Isto é em especial verdadeiro quanto à imoralidade gritante (5: 1 – 8). Tal pecado flagrante deveria ter sido tratado e condenado através de ação disciplinar adequada, para prevenir tal propagação de pecado por toda a igreja e a destruição do poder da realidade simplesmente não pode ser tolerada dentro do corpo da igreja (5: 9 – 13), e o litígio entre cristãos perante tribunais pagãos é inconcebível (6:1 – 11). O pecado do orgulho e insistência sobre o direito de alguém é tão imoral para o cristão quanto o é a fornicação (6:12 – 20). O cristão individualmente e os cristãos coletivamente formam um templo para o uso exclusivo do Espírito Santo (6:19, 29).
O capitulo 7 foi escrito em resposta a uma pergunta da igreja (7:1).
Claudio havia estabelecido uma lei uma lei que exigia que as pessoas se casassem todos os solteiros teriam que pagar um imposto. O governo romano estava tentando dominar as condições imorais do Império, e pensou que uma maneira de fazer isto era estabelizar a situação da família. Também os judeus achavam uma desgraça uma mocinha de quinze anos ou um jovem acima de vinte não serem casados. A pergunta da igreja em Coríntio foi: “É certo um cristãos, especialmente um homem) não se casar?” ao responder, Paulo escrever que é certo permanecer solteiro (7:1). Deve – se observar que Paulo não usa o comparativo aqui. Também em 7:6, vê – se que esta é a opinião de Paulo e não uma ordem expressa do Senhor. Devido à prevalência da fornicação por toda parte em Corinto, seria melhor, diz Paulo, pelo testemunho da igreja, que os homens se casassem. Casar ou não casar, contanto, deve ser determinado, procurando – se a vontade de Deus em cada caso (7:7). Em se tratando de casamentos mistos, aqueles em que um dos conjugues se torna um crente depois de ter casado, o peso de dissolver – se o casamento cai sobre o conjugue não – crente (7:8 – 24). É logicamente admitido no Novo Testamento que um cristão jamais deve entrar numa relação tal com um não – crente que possa levar à casa – se com um não cristão. Cada coisa relacionada à luz da vontade de Deus para cada situação (7:25 – 40).
Outra pergunta dirigida a Paulo tinha a ver com comer carne (8:1). Para se entender a resposta de Paulo, é necessário conhecer – se o costume que havia em Corinto acerca de render-se carne normalmente, qualquer pessoa que tinha um animal para vender, primeiramente o levaria a um dos templos pagãos e o levaria a um dos templos pagãos e o levaria a um dos tempos pagãos e o oferecia como um sacrifício ao ídolo pagão. Os trabalhadores ficariam com uma parte e o proprietário, então, pegaria as partes restantes e as venderia no mercado. Freqüentemente os trabalhadores do templo também vendiam o que haviam recebido. O principio geral a seguir é que uns cristãos não deve tomar parte em nenhuma atividade em havia de um deus pagão. Na sua própria casa, a pessoa pode comer, dando graças, qualquer carne comprada nos mercados (10:25,26). Se for feita uma pergunta acerca da origem da carne, é melhor não comer (10:28 – 31). A liberdade que a pessoa tem em Cristo deve ser limitada pelo principio do amor e preocupação pelo desenvolvimento espiritual de seu irmão.
Paulo teve sua atenção chamada para desordens na adoração comum da igreja, e ele escreve sobre o papel das mulheres na adoração publica (11:2 – 16). Esta passagem deve ser lida e entendida a luz da situação histórica de Corinto. Paulo diz que, a fim de evitar qualquer confusão da adoração de Afrodite com a de Jesus Cristo, uma mulher cristã não deveria nem cortar seu cabelo curto nem falar numa assembléia cristã. O principio é que não deveria haver nenhuma confusão da adoração de Deus com a de qualquer deidade pagã, na mente de nenhuma pessoa que visitasse uma adoração cristã publica.
Outra desordem tinha a ver com a maneira pela qual os coríntios celebravam a ceia do Senhor (11:17 – 34). Era costume da igreja primitiva ter um jantar que seria seguido pela ceia do Senhor. Depois da refeição, os membros mais pobres então seriam convidados a participar com os membros ricos da ceia do Senhor. Participar com tais discussões é pecado, porque o corpo de Cristo (Igreja) não é discernido (11:27 – 30). Se não puder ser fornecida comida para todos os presentes, então a “festa de amor” deve ser dispensada e somente a ceia do Senhor celebrada, em demonstração da unidade e unicidade do corpo de Cristo (11:34).
Paulo escreve que os dons de Deus para a igreja, através de membros individuais, são para igreja inteira, e não para a gloria pessoal de algum único membro (12:4 – 30). A adoração publica descera ser feita com decência, com tão pouca confusão quanto possível e com entendimento, a fim de que todos possam glorificar a Deus através do Senhor Jesus Cristo (14: 26 – 40).
A importância e natureza da ressurreição é tratada no capitulo 15. Paulo da ênfase a importância da ressurreição como sendo central na mensagem cristã (15:1 – 12). Fora da ressurreição real de Jesus, não pode haver um lar para o cristão (15:13 – 19). A certeza da mensagem cristã é que exatamente como Jesus ressuscitou do tumulo (15:20 – 28), da mesma forma o corpo do crente será transformado, para ser igual ao do Senhor ressurreto (15:51 – 54). Esta salvação não depende do conhecimento de uma pessoa, mas se apóia na relação da pessoa para com o Senhor Jesus Cristo através de quem se tem a vitoria sobre o pecado, a morte e a sepultura (15:54 – 58).
É oferta menção em 16: 1 – 4 acerca da oferta a ser coletada e mandada para os cristãos pobres de Jerusalém. Após escrever acerca de seus planos pessoas de viagem para visitar Corinto e Macedônia (16:5 – 9), Paulo indica Timóteo para chegar a Crinto após esta carta (16:10 – 13). Paulo então conclui a carta com saudações pessoais, uma advertência final e uma benção (16:14 – 24).

BIBLIOGRAFIAS

HOUSE,E. Arl Radmacher, Ronald B. Allen, H. Wayner. O Novo Comentário Bíblico – Novo Testamento. Editora Central. 2009. Rio de Janeiro.
HALE,Broadios David. Introdução ao estudo do Novo Testamento. Hagnos. 2001. São Paulo.
BIBLIA SAGRADA – Revista Corrigida. CPAD. 1995. Rio de Janeiro.
MORRIS,D. A. Carson, Douglas J. Moo Neon. Vida. 1997. São Paulo.
WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico. Central Gospel. 2008. São Paulo.

Um comentário:

  1. Na época em Paulo estava orientando a Igreja de Corinto, ali era o início de como deveríamos nos portar durante o culto e até mesmo fora deste. Hoje, temos esse livro para nos guiarmos, e por que tantos irmãos ainda não sabem se comportar durante um culto, diante uma confraternização onde tenha comida, sempre querendo comer uns primeiros que os outros furando fila, e comendo demasiadamente, sem se importar com os que ainda não comeram, reclamam da comida, e saem sem darem sua participação na limpeza, ou seja, o nada aconteceu? Sei que não são em todas as igrejas, porém, na maioria delas tenho observados tais modos.

    ResponderExcluir