quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Deuteronômio, preparando – se para Canaã

(Nova Geração, benção e maldições)

Com toda nação de Israel posicionada á entrada de Canaã, Moisés aproveitou a ultima oportunidade de prepara o povo para sua nova vida na Terra Prometida. Visto que o profeta não entraria na terra com os israelitas, ele queria garantir que toda a nação não esquecesse a aliança com Deus. Em Deuteronômio, Moisés se dirigiu às pessoas que haviam sobrevivido à praga que o Senhor lançara como punição aos pecados do povo (Dt 4:3). A luz dessa experiência, o profeta pediu a esta nova geração que fosse fiel as leis divina.
O titulo em português do quinto livro do Pentateuco é derivado da Septuginta, a antiga tradução grega do Antigo Testamento, que interpreta as palavras uma copia da lei (NVI), em Deuteronômio 17:18, como a segunda Lei. O nome Deuteronômio quer dizer a segunda Lei. O termo é de certa forma errônea, porque Deuteronômio não contem uma segunda Lei. Entretanto, o livro explica a lei de Deus que foi revelada no monte Sinai a uma segunda geração de israelitas.
Nova Geração – a antiga geração (com exceção de Calebe e Josué) morrera no deserto, e a nova geração precisava ouvir a Lei de novo. Todos têm memória curta, e essas pessoas tinham 20 anos, ou menos, quando a nação, décadas antes, enfrentara o fracasso em Cades – Barneia.
Era importante que Cades – Barneia cessem a Palavra de Deus mais uma vez e percebessem como era imprescindível obedecer a Deus.
Benção e maldição – Moisés explica por menorizadamente as bênçãos e as maldiçoes que acompanham o pacto do Sinai e convida – lo, todavia, a ratificação final do pacto com o Senhor seria feita em Canaã depois de atravessar o rio Jordão.
A promulgação da lei em Ebal: capitulo 27. ao entrar na Terra prometida, Israel tinha de passar pelo vale entre os montes Ebras e Gerizim. Este vale forma um anfiteatro natural, ideal para proclamar a lei ante uma multidão. Aí deviriam apresentar sacrifícios de holocausto e ofertas de paz. O holocausto significava consagração, e a oferta de paz comunhão com Deus. Desta maneira, ao entrar na terra, os israelitas se consagrariam de novo ao Senhor e gozariam da comunhão com seu grande dirigente espiritual.
Sanções da lei, bênçãos e maldiçoes: capitulo 28. Moisés enumera extensamente e com vários detalhes minuciosos as bênçãos e as maldiçoes, de modo que à entrada dos israelitas as bênçãos e as maldiçoes, de modo que entrada dos israelitas na terá prometida à escolha de seu destino estava diante deles. A obediência traria a benção e a desobediência acarretaria maldição. Se os israelitas houvessem prestado atenção às advertências de Moisés, teriam sido sábios de grandes padecimento através de sua historia.
A obediência traria as seguintes benções de sua historia:
1) Propriedade extraordinária e geral: v. 2 – 6
2) Livramento dos inimigos: v. 7
3) Abundancia de produção: v. 8,11,12
4) Bênçãos espirituais: v. 9, 10
5) Proeminência entre as nações: v. 1, 10, 13



Desobediência traria as seguintes maldiçoes (28: 15 – 68)
1) Maldições pessoais: v. 16 – 20
2) Peste: v. 21, 22
3) Estiagem: v. 23,24
4) Derrotas nas guerras: v. 25 – 33
5) Praga: v. 27, 28, 35
6) Calamidade: v. 29
7) Cativeiro: v. 36 – 46
8) Invasão dos inimigos: v. 45 – 57
a) Devastação da terra: v. 47 – 52 (cumpriu – se nas invasões dos assírios e babilônicos)
b) Canibalismo em tempo de cerco: v. 53 – 57 (2 Reis 6:28, lamentações 2:20)
9) Pragas: v. 58 – 62
10) Dispersão entre as nações: v. 63 – 68

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