quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Gênesis. A origem de tudo.

Criação, Queda e Salvação.
O livro de Gênesis é a introdução à Bíblia toda. É o livro dos princípios, pois narra os começos da criação do homem, do pecado, da redenção e da raça Eleita.
O objetivo teológico deste livro é salientar a soberania de Deus sobre toda a criação e enfatizar a responsabilidade do homem para com o Deus Soberano. A reação positiva de obediência traz a graça e o livramento de Deus, e a reação negativa de rejeição e rebeldia acarreta o julgamento divino.
Criação: “No principio” são palavras que introduzam no universo para a criação do homem. É questão de interpretação se essa data indefinida se refere á criação original de ao ato divino inicial que preparou o mundo para o homem. Em qualquer dos casos o narrador começa com Deus como o criador, nesta breve cláusula de parágrafo de introdução (1:1 – 2), para explicar a existência do homem e do universo. Seqüência e progressão assinalam a era da criação e da organização (1:3 – 2:3). Em um período determinado como de seus dias prevaleceu a ordem no universo, em relação a terra. No primeiro dia foram ordenadas a luz e as trevas, para proverem períodos diurnos e noturnos. No segundo dia o firmamento foi separado para ser expansão da atmosfera da Terra. Em seguida ocorreu a separação entre terras e águas, de modo que apareceu a vegetação no devido tempo.
No quarto dia começaram a funcionar as luminárias dos céus em seus respectivos lugares, a fim de determinarem a extensão as estações, os anos e os dias da Terra. O quinto dia trouxe a existência criaturas vivas que ocupassem as massas de águas abaixo e os espaços celestiais acima. O sexto dia foi o clímax nessa serie de eventos criativos. Os animais terrestres e o homem receberam a determinação de ocuparem a terra. Este ultimo foi distinguido daqueles, tendo – lhe sido confiada a responsabilidade de exercer domínio sobre toda a vida animal. A vegetação foi a provisão divina para servir de mantimento. No sétimo dia Deus terminou seus atos criativos, tendo – o santificado como um período de descanso.
O homem é de pronto distinguido como a mais importante dentre todas as criações de Deus (2:4b – 25). Criado a imagem de Deus, ele se torna o ponto foca de interesse, à medida que prossegue a narrativa. Deus formou o homem do pó da Terra e soprou em seu interior o hálito da vida, tornando – o um ser vivo.
Queda – O capitulo 2 de Gênesis apresenta – nos um belo quadro da vida do homem no Éden. Tudo era bom, não obstante, a cena se altera radicalmente no capitulo 4, pois agora os homens conhecem a inveja, o ódio e a violência. Como começou a maldade e todo sofrimento no mundo? A única resposta satisfatória da origem do mal encontra – se no capitulo 3 do Gênesis. Relata como o pecado entrou no mundo e como tem produzido conseqüências trágicas e universais
Defronte de uma serpente que falava, Eva começou a duvidar da proibição divina e desobedeceu deliberadamente. Adão, por sua vez, cedeu à persuasão de Eva. Imediatamente tiveram consciência de que haviam sido enganados pela serpente e de que tinham desobedecido a Deus. Face a face com o Senhor Deus, ambos os indivíduos envolvidos foram solenemente julgados. Cônscios do conhecimento do bem e do mal, Adão e Eva foram imediatamente expulso do jardim do Éden, para que não viessem também a participar da arvore da vida, o que os faria viver para sempre. O homem teve que enfrentar as conseqüências da maldição armado apenas com a promessa de alivio eventual, mediante a semente da mulher, que lhe suavizaria a sorte.

Salvação – Em Gênesis 3:14 encontramos a maldição sobre a serpente. Deus começa por amaldiçoa – lá, mas em 3:15 é evidente que se dirige ao próprio diabo. Provocaria inimizade entre a semente da serpente da mulher (a descendência piedosa de Eva). Esta inimizade tem sido e será perpetua, desde a época de Abel ate a segunda vinda de Cristo. Um dos descendentes piedosos daria um golpe mortal ao inimigo porem sairia ferido. É uma promessa messiânica que se cumpriu no calvário (Hebreus 2:14, 15). A redenção prometida em Gênesis 3:15 chegou a ser o assunto da Bíblia.
Foram Adão e Eva salvos espiritualmente? A Bíblia parece indica – lo de maneira afirmativa. Adão creu na promessa de redenção, pois deu na promessa de redenção, pois deu à sua esposa o nome de Eva. O senhor respondeu a fé do casal, provendo – os de túnicas de pele para cobrir – lhes a nudez. Pode ser que isso indique a origem divina do sacrifício, e pré – figure o manto de justiça provido mediante a morte que Jesus? Podemos concluir deste relato que a fé nas promessas de deus é, desde o principio, o único meio de sermos aceito pelo Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário