quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Evangelho Segundo Marcos/ Autoria

O Evangelho de Marcos, em si, é anônimo, ou seja, dentro do livro não há nenhuma afirmação definida quanto a quem é o autor.
No inicio do segundo século, o segundo Evangelho foi atribuído ao “João chamado Marcos”, o filho da Maria para cuja casa Pedro fugiu depois de escapar da prisão (Atos 12:12); o mesmo Marcos que Paulo e Barnabé levaram com eles, na chamada primeira viagem missionária (Atos 12:25). Ele era primo de Barnabé (Col 4:10). Marcos deixou Paulo e Barnabé em Perge (Atos 13:13) para retornar a Jerusalém. No inicio da segunda viagem, Barnabé quis levar Marcos outra vez, mas Paulo recusou – se, João Marcos indo com Barnabé para Chipre (Atos 15:39).
Em alguma ocasião, mais tarde, Marcos é encontrado estando com Paulo, quando este escrevia com Paulo, quando este escrevia à igreja Colossense (Col 4:10,11) e a Epistola a Filemon (24). Em 2 Timoteo 4:11, Paulo pede a Timóteo para ir a Roma e levar João Marcos. Em 1 Pedro 5:12,13, Marcos esta presente, com Pedro, em Babilônia, juntamente com Silvano (Silas), outro ex – companheiro de Paulo.
Estaria ocorrendo uma crise na vida da comunidade cristã. Se o livro foi escrito entre as mortes de Paulo e Pedro (ou logo após a de Pedro), a igreja estava sofrendo uma perseguição “política” simplesmente por ser cristã. Acusada de incêndio culposo, sedição e ateísmo, ela era uma igreja “mártir”, severamente ameaçada e provada. Havia necessidade de uma declaração clara e completa acerca de Jesus Cristo, que havia morrido nunca cruz romana, uma vindicação de Jesus e da comunidade cristã. Havia a necessidade também de um desafio à fé heróica e a certeza do triunfo final.
Passando a primeira geração de cristãos, houve a necessidade da narração escrita da historia do Evangelho, da pregação das testemunhas mais antigas. Tiago, o irmão de Jesus e líder do cristianismo judaico, fora martirizado em 62 d.C. Com a morte de Paulo e a morte de Pedro, que se aproximava, sentiu – se ser necessário um registro escrito do ministério do Senhor, antes que todos os apóstolos morressem e a igreja fosse deixada sem um conhecimento intimo acerca da vida e do ministério de Jesus.
Os pais primitivos são enfáticos em dizei que João Marcos coletou seu material de Pedro. A afirmação de Papias (cerca de 140 d. C.) é bem conhecida, tendo sido preservada por Eusébio.
A medida que o apostolo foi a fonte básica do evangelho, a afirmação de Papias permanece de pé. Afirma – se que as descrições vividas e detalhadas do Segundo evangelho indiquem uma testemunha ocular. Somente Marcos, por exemplo, menciona que a grama sobre a qual sentaram os cincos mil era verde (6:39). Mas, mesmo que sejam valido (e alguns estudiosos insistem em que havia uma tendência de acrescentar tais detalhes à tradição), esse aspectos não faria mais do que mostrar que houve alguma testemunha ocular por trás do Evangelho de Marcos.
Outro aspecto do evangelho pode nos trazer mais perto a forma especialmente critica como os doze são apresentados. Embora seja encontrada em todos os quatro evangelhos, a descrição dos discípulos como covardes, espiritualmente cegos e duros de coração é particularmente vívida em Marcos. Sustenta – se que isso indica um ponto de vista apostólico pode ter sido o de Pedro. Em primeiro lugar Pedro aparece em destaque em Marcos, e a maneira mais natural de explicar algumas das referencias é creditá – las ao próprio Pedro 1c. g., as referencias a Pedro “lembra – se” (11.22, 14, 72).
Em segundo lugar, C. H. Dodd assinalou que o evangelho de Marcos segue um esquema bem parecido com aquele encontrado na querigma básico apresentado por Pedro, a recordação dos acontecimentos principais da vida encontrada em Atos 10:36 – 41.
E por fim, podemos acrescentar que a referencia de Pedro a Marcos como “meu Filho” em sua primeira carta harmoniza – se muito bem com o relacionamento entre Pedro e Marcos como “meu filho” em sua primeira carta harmoniza – se muito bem com o relacionamento entre Pedro e Marcos mencionado por Papias; ela nos desestimula a pensar que Papias simplesmente inocentou esse relacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário